Matheus Rezende's profile

Tottenham - Ange Postecoglou (Análise Tática)

COMO JOGA O TOTTENHAM DE ANGE POSTECOGLOU - 29/09/23
A princípio o sistema do Tottenham é um 4-2-3-1. Só que com a posse, os laterais invertem como MC, formando uma saída com 2 ZAG + 3 ( 2 LT e 1 VOL) . Sendo assim, obriga o adversário a fechar o centro de jogo, isso da liberdade para Solomon e Kuluzevski enfrentar os laterais no 1v1. Já que Pape Sarr de um lado e Maddison do outro, atraem a marcação para o lado, exercendo a função do lateral. Repare no posicionamento padrão de Porro e Udogie.
Pra esclarecer, separei alguns frames de Udogie conduzindo pelo meio, o LTE tem mais liberdade para conduzir e progredir do que Porro. O espanhol é mais responsável por chegar na entrada da área de forma mais direta, especialmente com finalizações.
O gol de empate x Burnley ilustra bem o posicionamento dos zagueiros e laterais. Nesta ocasião, P.Sarr e Maddison são os que baixam para receber. Porro volta a sua posição de origem e lança para Son finalizar a jogada.
MARCAÇÃO PRESSÃO 

Para dificultar a posse dos adversários, o Tottenham marca no 4-1-3-2. P. Sarr se alinha aos dois extremos, saltando a pressão. Son e Maddison são responsáveis por pressionar os zagueiros. Linha de defesa também em bloco alto.
2 Gols contra o Burnley saíram exatamente dessa maneira. Pressão alta no adversário.
Na última rodada, o Arsenal subiu bastante seu bloco de marcação e dificultou muito a saída do Tottenham. Chegando a criar muito perigo a partir da recuperação, Maddison e Bissouma que costumam baixar para receber auxiliando os defensores, sofreram no primeiro tempo.
Exemplo:
Rice era responsável por controlar as ações de Maddison (jogador mais cerebral da equipe). Só que essa marcação só durou até o Arsenal cansar na partida, daí por diante, Maddison resolveu entrar na partida. Mostrarei a seguir.
A IMPORTÂNCIA DE J. MADDISON 

Responsável pela criação da equipe, o inglês tem um toque refinado para deixar seus companheiros em situações reais de gol. Além de baixar para construir as jogadas
No único momento de desatenção do Arsenal no primeiro tempo, Maddison iniciou a jogada do gol. Em poucos segundos, tem a capacidade de tirar o Tottenham do sufoco com a sua inteligência.
SINAIS DE ATENÇÃO 

Como a equipe pressiona em bloco alto em sentido ao portador da posse. Sempre que o adversário consegue reverter o jogo, pega os Spurs com muitos jogadores numa determinada faixa do campo.
Neste exemplo, caiu na armadilha do Arsenal, que desde a temporada passada usa muito o White como isca, para deixar o Saka no 1v1. A vítima da vez, B. Johnson. Resultado = gol do Arsenal
Tottenham - Ange Postecoglou (Análise Tática)
Published:

Tottenham - Ange Postecoglou (Análise Tática)

Análise tática sobre a equipe do Tottenham, comandada por Ange Postecoglou

Published: